quarta-feira, 6 de junho de 2012

O controle das mamadas

Ganhei da minha prima um lindo caderno para o controle das mamadas.

E, desde o primeiro dia em casa, venho anotando tudo:

  • peito ou mamadeira, 
  • peito direito ou esquerdo, 
  • mls mamados no caso da mamadeira
  • horário inicial e 
  • horário final.
Lembrando que o meu bebê está na combinação peito + mamadeira.

Fiquei um pouco psicótica no início, presa a cada minuto. Mas este controle me ajudou a acertar o intervalo das mamadas, a lembrar o peito da próxima mamada e me permitiu estimar o volume mamado por dia. 

É difícil fazer um acompanhamento quando o bebê está mamando somente no peito. Eu estimei fazendo o seguinte: Medi quanto leite eu conseguia obter ao usar a bomba por 10 minutos. Em se tratar de uma bomba manual, aumente a quantidade obtida em 20%. E assim descobri que, no meu caso, 10 minutos mamados eram iguais a 42ml.


Algumas informações:
  • Um bebê com 5kg tem espaço em sua barriguinha para até 90 ml e com 6,5 kg para 150 ml. 
  • Um bebê de 2 meses deve mamar, no mínimo, 500 ml por dia e com 3 meses entre 600 e 700 ml, para estar bem alimentado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário