terça-feira, 19 de junho de 2012

Chupeta ou dedinhos?


Os bebês se acalmam com a sucção, a primeira função sobre o qual eles tem controle. Você pode perceber isto, quando um bebê agitado é acalmado ao ser colocado no peito ou ao ganhar uma mamadeira. E assim, inevitavelmente, você vai se render a chupeta. Usando-a para estimular a sucção, conseguirá reduzir as intermináveis horas de choro diárias. 

Quando o BB Pedro fez 2 meses, um pouco contrariada, comecei a oferecer a chupeta. Mas ele não conseguia mantê-la na boca por muito tempo e sempre que ela caia era um chororo só. Não posso dizer que ela não tenha me ajudado, algumas vezes, a tomar um banho mais demorado, mas ter que ficar colocando-a de volta na boca a cada 2 minutos era demais para mim.

Com 3 meses ele descobriu as mãozinhas, os movimentos descoordenados dos braços foram diminuindo e os dedinhos encontraram o caminho até a boca. Agora, quando ele está entediado ou ansioso, lá vão eles direto para a boca. Ele fica tão tranquilo que chega a adormecer. E foi assim que a chupeta perdeu o seu reinado aqui em casa.


Sempre ouvi dizer que é melhor que o bebê tenha o habito da chupeta por que é mais fácil negociar o seu abandono. Mas, tenho lido a respeito e chupar o dedo não tem me parecido prejudicial para o bebê e é, definitivamente, mais prático. Os dedos estão sempre disponíveis, não caem no chão, não precisam ser esterilizados e estão sob o controle do bebê.


Segundo estudos, a chupeta pode prejudicar o aleitamento materno. Já que o tempo em que é usada, pode reduzir o tempo em que o bebê ficaria no peito. Acredita-se também que com a chupeta o bebê tenha mais chances de levar uma infecção da boca para o ouvido causando a otite. Recomenda-se que, se você é mãe de um bebê de chupeta, você estipule quando e por quanto tempo ela será usada ao invés de deixar que ele passe o dia todo com a chupeta na boca.


Vou sofrer um pouco para fazer com que o BB Pedro pare de chupar os dedos, dizem que este hábito só vai embora lá pelos 5 anos.


Agora vai dizer que ele não fica fofinho com o dedo na boca!?





Um comentário: