segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Os primeiros dentinhos do bebê


É por volta dos 6 meses que os dentinhos do bebê começam a aparecer. Os incisivos inferiores são os primeiros a dar as caras, seguidos pelos incisivos superiores e depois pelos laterais. A dentição completa, com 20 dentes-de-leite, deve ser esperada lá pelos 3 anos de idade.

Quando os dentinhos estão nascendo, mas ainda não romperam a gengiva, o bebê já sente o desconforto. Coceira e excesso de saliva são os sintomas iniciais. É nesta época que o bebê começa a levar tudo a boca. Ele também começa a testar a mordida e é quando aquela pobre mãe que ainda está amamentando é pega de surpresa.

O bebê Pedro já tem 2 dentinhos, eles chegaram acompanhados de um pouco de febre, o que é muito comum. Ele também começou a babar bastante (meu pequeno buldogue) e a usar o dedinho polegar para esfregar a gengiva. Meu bebê chupa o dedo e com a chegada dos dentinhos, o polegar esquerdo andou um tempinho em carne viva. A gengiva coçava, o dedo ia parar na boca, ele ensaiava a mordida e machucava o dedo. Ele chorava e tirava o dedo da boca. Mas ai a gengiva coçava e o dedo ia parar na boca e ele ensaiava a mordida...  foi difícil controlar este esquema e proteger o pequeno polegar esquerdo. Nossos principais aliados foram os mordedores. Passamos a tê-los sempre a mão e a oferece-los ao BB Pedro o tempo todo.

Dica: Prefira mordedores de borracha, mais resistentes e com relevo, eles ajudam a coçar a gengiva e distraem o bebê.

Dica: Mantenha o babador por mais tempo no bebê e evite ter a casa toda babada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário