sábado, 20 de outubro de 2012

Enfermeira, babá, ter ou não ter?


Se você mora na mesma cidade em que moram seus pais, sogros e familiares, e pode contar com algum apoio, eu diria: você não precisa de uma enfermeira.

Se este não for o caso e você tiver que fazer tudo sozinha, eu diria: contrate uma enfermeira para os primeiros 30 dias.

Se você precisa de muitas horas de sono para sobreviver, eu diria: mantenha esta enfermeira por pelo menos 90 dias. É a partir dos 3 meses que o bebê começa a dormir um pouco mais a noite, que as cólicas vão embora e que você já está mais do que escolada para se virar sozinha.

Morando em SP, longe da família e com um marido que trabalha MUITO, optei por contratar uma enfermeira para os primeiros 30 dias. O apoio foi importante, mas ela trabalhou pouco. Apaixonada pelo filhotinho que acabava de chegar, passei todo o tempo que pude grudada nele. E ao final de 30 dias mergulhei na louca aventura que foi ficar sozinha com ele pelos 5 meses que se seguiram. A dedicação 24/7 é puxada, mas eu faria tudo outra vez.

Ser a primeira a vê-lo:
  • ensaiar os primeiros sons
  • acompanhar movimentos com os olhos
  • levantar a cabeça
  • ensaiar o primeiro sorriso
  • virar sozinho
  • esticar os bracinhos para pegar objetos
  • esticar os bracinhos para pedir colo
  • etc
  • etc
Não tem preço, ou melhor tem um precinho que pude pagar de olhos fechados.

Hoje, aos 7 meses, o meu bebê passa 12h na escolinha para que eu possa passar 9h no trabalho. Cuidar do bebê e trabalhar ao mesmo tempo significa dedicar-se pouco a ele e quase nada a você. E é nessa hora que começo a me perguntar se devo contratar uma babá. Eu nao considerava isto antes. Sempre achei que nós cuidamos de nossos filhos por amor e que deveriamos poder faze-lo ao inves de ter que contratar alguem para desempenhar o nosso papel.

Estamos assim redesenhando a rotina. Mudaremos o horário de nossa assistente do lar. Ela passará a trabalhar das 12h as 21h e vai dormir as sextas-feiras. E estamos a procura de uma folguista para ficar conosco 1 sábado a cada 15 dias. 

Vamos nos preservar um pouco para que o BB Pedro possa ter sempre o melhor de nós.

Mas não pergunte duas vezes se eu gostaria de ficar com este sorriso só para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário