segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O bebê e suas orelhinhas sujismundas!


Todos os dias, bem cedinho, eu passo um algodão molhado no rostinho do meu bebê. Repito este procedimento sempre que necessário. Todos os dias entre as 17h e as 18h ele toma um banho caprichado. E todos os dias também, passo cotonetes úmidos na parte externa de suas orelhinhas. Meu pequeno troca de roupa no mínimo 3 vezes ao dia e troca de babador 2 vezes ao dia. Com 6 meses, a grande maioria dos bebês ainda não engatinha e passa a maior parte do tempo em superfícies limpas como o berço, o trocador, a cama dos pais, o tapetinho de atividades, o tapetão para pegar sol, a cadeirinha de balanço ou o carrinho. Considero assim que temos uma programação de limpeza bem eficiente.

Então por que cargas d'água as orelhinhas do meu pequeno vivem sujismundas!!!!!???? Outro dia a minha irmã que ainda não tem filhos, mas está a espera de um lindo menino, me perguntou assustada: Isto é sangue na orelha do BB Pedro? Dei um pulo, peguei cotonetes, potinho com água, fraldinha, água oxigenada e, com o circo armado, comecei uma inspeção. Aliviada, removi mais uma das familiares bolota de cera.

A produção de cera em bebês é muito intensa, mas é completamente normal. A recomendação sempre é fazer a limpeza somente na área externa com cotonete ou com uma fraldinha úmida. O cotonete deve ser usado bem devagarinho e é preciso ter cuidado para não empurrar a cera para dentro do ouvido o que pode causar otite.


 "cera de ouvido (também conhecida como cerume ou cerúmen) é uma substância natural que ajuda a manter o ouvido saudável. As glândulas ceruminosas que ficam no ouvido secretam a substância, que impede a entrada de poeira, sujeira e outras partículas prejudiciais no canal do ouvido, lubrificando o conduto auditivo e formando uma barreira contra a invasão por microorganismos. 

O cerume protege em especial da chamada otite externa (ou "otite de verão"), que é a infecção da pele do conduto auditivo, ou orelha externa. 

Normalmente, a cera se acumula, depois resseca naturalmente e sai para o ouvido externo, onde é expelida. Isso quer dizer que o ouvido é "autolimpante". Às vezes, no entanto, a cera se acumula demais, e o corpo não consegue eliminá-la. Uma das razões pode ser o uso do cotonete, que acaba empurrando a cera que seria eliminada de volta para dentro, o que forma uma "rolha". 

A cera de ouvido tende a se acumular quando o bebê está desidratado, portanto dê sempre bastante líquido ao seu filho. " Fonte Babycenter


Não vou publicar aqui uma foto com um cotonete sujinho, mesmo tendo feito a foto pensando no blog. Prefiro que vcs guardem imagens mais limpinhas do meu bebê.

: )

Nenhum comentário:

Postar um comentário