segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Cuidados com o bebê no trocador


Quando o BB Pedro chegou em casa, ele era tão pequenino que cabia no trocador virado de frente para mim. Na época, nos preocupávamos apenas em não apertar demais nem de menos a fralda e em evitar os jatos de xixi.

Hoje ele mal cabe no trocador.

Depois de mais de 1.000 trocas de fralda, com diferentes níveis de dificuldades, como por exemplo, em uma cadeira levada para o minúsculo banheiro do restaurante Toca do Siri (feito que não teria sido possível sem a ajuda da amiga Pat B.), o fato do bebê estar virado para cá ou para lá pouco importa.

Com o tempo, nossa atenção está toda voltada para a segurança do bebê frente ao espaço disponível para a troca da fralda. Principalmente pelo fato de que esta atividade passa a ser realizada com um bebê em pleno movimento.

O BB Pedro está impossível. Por estar quase sentando, ficar deitado para ele perdeu completamente a graça. É um tal de virar e desvirar, escorregar o corpo, bater as pernas, ele simplesmente não para quieto. Agora reúna todos estes movimentos a troca de fraldas, multiplique por 8 trocas/dia e por 7 dias... Pois é, o trocador acaba de se tornar um tanto quanto perigoso. São muitas as histórias sobre bebês que caem do trocador...

Dica: Tenha sempre a mão tudo o que você precisa para a troca de fralda, seja ela uma fralda com número 1 ou número 2. Se perceber que algum item está faltando coloque o bebê no berço para ir buscá-lo.

Dica: Nunca, eu digo nunca, deixe o bebê sozinho no trocador, nem mesmo por alguns segundos para alcançar uma roupinha na gaveta inferior da cômoda. Um impulso indefeso pode levar o bebê ao chão. Coloque o bebê no berço, resolva o que for necessário e traga-o novamente para o trocador.

Dica: Não troque o bebê falando ao telefone. Tenha toda a sua atenção voltada para o bebê. Uma troca de fralda não leva mais do que alguns minutinhos.

Dica: Oriente sua mãe, irmãs, sogra, avós, primas, babá ou qualquer outra pessoa que possa ajudá-la com uma troca de fralda sobre a imprevisibilidade dos pequeninos.

Dica: Não mantenha no trocador brinquedos ou enfeites que possam chamar a atenção do bebê. Isto o deixará ainda mais ativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário