quarta-feira, 13 de novembro de 2013

domingo, 6 de outubro de 2013

Falando "Bebes"

Com 1ano e 7 meses o BB Pedro já fala bastante, herdou a tagarelice da mãe. Mas ele não se expressa sempre de forma clara.

E como se ele fosse um brasileiro que viaja para a argentina e por falar português jura que vai arrasar no espanhol. Da pra entender bastante coisa, mas tenho certeza que os argentinos morrem de rir do portanhol. Aqui em casa nos divertimos bastante.

Palavras simples já são pronunciadas de forma clara ha meses: mamãe, papai, mama, neném, mão, pé, boca, caiu, sair, etc. Mas aparecem dentro de frases para as quais nem a paleologia estaria preparada e nestas horas somos salvos pela linguagem dos sinais assim, como no portanhol.

Vamos a uma parte do vocabulário ja decodificada:
Aiz - nariz
Oeia - orelha
Deti - dente
Beia - meia
Cacau - sapato (me pergunto diafiamente por que)
Pota - porta
Cadeia - cadeira
Oial - jornal
Coio - colo
Cao - carro
Bo - bola
Boinha - bolinha
Puia-puia - pula-pula
Pepel - papel
Apis - lapis
Guti - iogurte
Wowô - vovô
Pimo - primo
Cacaco - macaco
Pototo - cavalo
Fante - elefante
Usso - urso
Boboleta - borboleta
Papo - sapo
Baião - tubarão
Sauro - dinossauro
Auau - quase todos os animais de 4 patas, como por exemplo a girafa. 
Memo - nemo
Suie - Sulley
Wasky - Wazowski

Fofo, né!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Notívago

Por que o BB Pedro não quer mais dormir? Será que voltaremos no tempo, às noites mal dormidas dos recém-nascidos? Por favor, digam que não!

Recomenda-se que um bebê que tenha entre 18 e 24 meses durma cerca de 13h por dia, 11h a noite e 2h durante o dia. O BB Pedro está dormindo um total de 9h!

O BB Pedro pulou do berço no dia 26/10/13, por sorte estávamos viajando e o berço de viagem estava encostado no sofá cama. Quando ele passou o corpinho para o outro lado, ele não foi capaz de se segurar e desabou no sofá. Como o berço de viagem é mais profundo que o berço dele, assim que chegamos à SP corremos para comprar uma proteção lateral para o berço e removemos uma de suas grades. E foi assim que não conseguimos mais colocá-lo para dormir até às 22h. Nós o colocamos no berço e segundos depois ouvimos o chocalho do ursinho Pooh se aproximando acompanhado de alguns gritinhos e um sorriso maroto. Agora a figurinha fica para lá e para cá como se não houvesse amanhã. 

Ele está testando os limites da independência conquistada e da nossa paciência também! Ontem o relógio marcou 22h... 23h13... 23h38... 24h06 e a cena se repetiu continuamente: põe a criança no berço e lá vem o chocalhinho. Eu me sentia o próprio capitão gancho sendo perseguido pelo jacaré. Em algum momento após este horário mamãe, papai e BB Pedro desmaiaram juntos e assim, por algumas horas, ele dormiu na nossa cama. Acontece é que papai e mamãe precisam dormir mais cedo... E agora?

Hoje pela manhã o BB Pedro resmungava baixinho, quando me aproximei do berço/caminha me assustei ao ver que ele tinha 1 bracinho e metade da cabeça para o lado de fora. Ele se mexe muito a noite, e se ele cair pelo buraquinho? 

A transição do berço para a caminha ocorrer entre 1 ano e meio e 3 anos de idade. O BB Pedro tem 1 ano e 7 meses e talvez não esteja pronto para a caminha. Recomendaram-nos um retorno ao berço. Vamos avaliar esta possibilidade.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O engolidor de lápis de cera

E o dia começa assim: Acorda cedo, arruma daqui arruma dali... troca a criança, veste a criança e alimenta a criança - avança 3 casas.

Minutos depois fraldinha suja, pega a criança, lava a criança e troca a roupinha da criança - volta 3 casas.

Família pronta quase na porta.... fraldinha suja, pega a criança, limpa a criança e troca a roupinha da criança - volta 5 casas.

E como se não bastasse o zigue-zague. A criança que estava desenhando leva o lápis de cera para o trocador e, provavelmente, achando que a manhã estava bem tranquila resolve engolir o tal do lápis de cera.

Agarra a criança, procura o lápis de cera, vira a criança de cabeça para baixo, sacode a criança, bate nas costas da criança... A criança engasga, a mãe grita, o pai treme e o maldito lápis de cera cai no chão. - volta 1.000 casas.

A criança olha para os pais com a boca toda verde e pede o lápis de cera!

E um bom dia para você também...

Game over!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

A Linus of my own


Eu adorava o Snoopy. Meu personagem preferido na série era o Linus. Eu achava uma graça o dedo na boca, o paninho na mão e os poucos fios de cabelo. Na época, o comportamento do personagem não fazia muito sentido para mim mas eu o achava fofo.

O BB Pedro começou a chupar o dedo ainda na barriga e vem aprimorando o esporte dia após dia. Nunca consegui faze-lo pegar a chupeta apesar de ter uns 8 modelos diferentes em casa. Ele também vive agarrado ao seu paninho. E os cabelos ainda não estão todos por aqui. Li, recentemente, que o bebê quando percebe sua individualidade pode se apoiar em um bicho de pelúcia ou em um paninho para se sentir mais seguro. E ai de quem ousar tirar o paninho da mão dele.

Estas coincidências são divertidas. Volta e meia me pego sorrindo ao perceber que o BB Pedro tem um pouco de tudo aquilo que eu sempre curti nos pequeninos.

Hoje tenho um Linus só para mim.


O temperamento do BB Pedro


Por muito tempo imaginei como seria o temperamento do meu bebê. Quando planejei a gravidez, quando aquele feijãozinho estava crescendo na minha barriga, quando aquela coisinha fofa já estava por aqui mas ainda não conseguia se expressar... quando, quando e quando. Até que um dia comecei a perceber os traços mais marcantes da personalidade do BB Pedro e me assustei um pouco. Ele só faz o que quer, nos manipula direitinho.

Conheci o pai do BB Pedro na escola. Nós tínhamos 7 anos e estudávamos na mesma sala. Minha lembrança é assim: um menino branquinho, loirinho e cheio de cachinhos. Pareceria um anjinho, se não fosse tão... bravo! Eu tinha medo daquela figurinha angelical que volta e meia estava metido em uma briga.

Hoje, muitas folhinhas de calendário depois: Anjinho 2, a missão. O BB Pedro ainda não tem os cachinhos que o pai dele tinha em criança mas isto por que ele ainda não tem muito cabelo. O topetinho quando começa a crescer enrola que é uma graça. Ele é igualzinho ao pai: "bronquinha" e, para dificultar um pouquinho, herdou da mãe uma certa teimosia. Eita coisinha difícil que nós estamos criando.

Na última sexta-feira recebi uma ligação da escola:

"Oi, Suzana."
"Oi, Carminha."
Pergunto rapidamente: "Está tudo bem com o meu filho?"
Ela responde: "Sim, mas ele vai para casa com um arranhão na testa. Nada demais, é superficial."
E segue explicando: "Ele brigou na escola com um coleguinha por causa de um carrinho. Foi tudo muito rápido..."
Interrompo falando: "Ele anda muito danado..."
Ela suspira, ri e responde: "Anda mesmo!"

Pessoal, meu filho teve sua primeira briga na escola com 1 ano e 5 meses. Repetindo, 1 ano e 5 meses! Posso até imaginar o que ainda está por vir... Já vi este filme em algum lugar!!!!!



terça-feira, 25 de junho de 2013

Pedido de uma criança a seus pais.


Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim.  Isto faz com que eu me sinta mais seguro.

Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo o que peço. Só estou experimentando vocês.

Não deixem que eu adquira maus hábitos. Dependo de vocês para saber o que é certo e o que é errado.

Não me corrijam com raiva, nem na presença de estranhos. Aprenderei muito mais se me falarem com calma e em particular.

Não me protejam das conseqüências de meus erros , ás vezes eu preciso aprender pelo caminho áspero.

Não levem muito à sério as minhas pequenas dores. Necessito delas para poder amadurecer. 

Não sejam irritantes ao me corrigirem.Se assim o fizerem, eu poderei fazer o contrário do que me pedem.

Não me façam promessas que não poderão cumprir depois. Lembrem-se que isto me deixa profundamente desapontado.

Não ponham à prova a minha honestidade.Sou facilmente levado a dizer mentiras.

Não me apresentem um Deus carrancudo e vingativo. Isto me afastaria d'Ele. 

Não desconversem quando faço perguntas, senão serei levado a procurar as respostas na rua todas as vezes que não as tiver em casa. 

Não se mostrem para mim como pessoas infalíveis. Ficarei extremamente chocado quando descobrir um erro de vocês. 

Não digam que meus receios e medos são bobos. Ajudem-me a compreendê-los e vencê-los. 

Não digam que não conseguem me controlar. Eu me julgarei mais forte que vocês.

Não me tratem como uma pessoa sem personalidade. Lembrem-se que eu tenho o meu próprio modo de ser.

Não vivam me apontando os defeitos das pessoas que me cercam. Isto irá criar em mim, mais cedo ou mais tarde, o espírito de intolerância.

Não se esqueçam de que eu gosto de experimentar as coisas por mim mesmo. Não queiram ensinar tudo pra mim.

Não tenham vergonha de dizer que me amam. Eu preciso desse carinho e amor para poder transmiti-lo à vocês e aos outros. 

Não desistam nunca de me ensinarem o bem, mesmo quando eu parecer não estar aprendendo. Insistam através do exemplo e, no futuro, vocês verão em mim, o fruto daquilo que plantaram.


(Autor desconhecido)

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Festinha de 1 ano... ter ou não ter?


Sempre acreditei que a comemoração de 1 ano é para a família e amigos e que o aniversariante pouco entenderia o que está se passando.  Mas foi por acreditar nisto que acabei me metendo em uma grande enrascada.

Até cerca de 15 dias antes do aniversário do Ex-BBP eu dizia para mim mesma: não precisamos comemorar, ele não vai entender nada... Mas, de repente, um sentimento de culpa tomou conta de mim. E comecei a me sentir a pior mãe do mundo. Como eu poderia deixar uma data como esta passar em branco? Como ele ia se sentir mais tarde? O nascimento dele foi ou não uma benção merecedora de uma celebração? E foi assim que encarei uma verdadeira maratona.

O Ex-BBPedro não teve uma festa de 1 ano mas em 15 dias ele ganhou:  

Um bolinho na escola (SP) ou o mesmo que reserva de dia para festinha + negociação de horário + bolo + vela + chapeuzinhos + pratinhos + guardanapos + decoração + brincadeira + brinde para os coleguinhas. Tive a infeliz ideia de escolher como tema a galinha pintadinha e como brinde a bola de vinil da galinha pintadinha (aquela que estava esgotada em todas as lojas online da face da terra.) E como recompensa ganhamos a alegria de vê-lo bater palminhas pela primeira vez diante de uma velinha só sua.



Um bolinho para os avós (Rio) ou o mesmo que bolo temático + vela + chapeuzinhos + pratinhos + guardanapos + decoração + brigadeiros azuis + lanchinho + bebidinhas + 40 bexigas + brinde para os primos. E com recompensa nos escangalhamos de rir ao vê-lo arrancar a decoração do bolo (a perna da galinha pintadinha) e enfiar direto na boca sem a menor cerimônia.



Uma nova decoração para o quartinho ou o mesmo que 3h colando adesivos de animais selvagens  em 3m de parede, para depois ver que o hipopótamo foi colado exatamente na altura da lateral do berço e que mal pode ser visto... Saco! E como recompensa nossos olhos se encheram de lágrimas ao vê-lo encantando com seus novos bichinhos.



E se eu puder recomendar: faça uma festinha, de qualquer tamanho, por qualquer preço, mas tenha um bolo, tenha um parabéns, tenha lindas fotos, tenha o carinho da família e, acima de tudo, tenha inúmeras  recompensas!

Filho, não foi um luxo, mas foi com muito amor!



De repente 1 ano


O tempo voa e de repente a gente olha pro lado e aquele bebezinho está com cara de menininho. Ok, ok um menininho ainda bem novinho... Mas onde foi parar o bebezinho que até ontem estava ali?

O BB Pedro fez 1 ano em final de fevereiro. Ele estava praticamente andando, praticamente falando uma boa quantidade de palavras e se comunicando perfeitamente através dos mais diferentes gestos. Algumas frases são formadas, até hoje, em um dialeto muito estranho mas isto é apenas um detalhe.

É muito gostoso acompanhar dia a dia a evolução dele. É fantástico olhar para trás e perceber quantas coisas aconteceram em apenas 12 meses. É sensacional olhar pra frete e imaginar/sonhar com tudo que ainda está por vir...


Hoje, podemos dizer que temos em casa um ex-BBP (risos).



sábado, 23 de março de 2013

3 pra lá e 3 para cá, e não foram só 3!


O BB Pedro começou a andar!!! Eu estava no trabalho quando recebi o seguinte e-mail: "seu filho deu 3 passinhos do colo da vovó para o colo do papai". Morri!

Reunião para lá, reunião para cá, 30 itens na pauta do dia, 1001 coisas acontecendo e eu perdi o principal evento do dia. Morri mil vezes!

O BB Pedro está doentinho: otite + gripe + tosse o deixaram em casa esta semana. Minha mãe veio do Rio, às pressas, para ficar com ele. Esta vovó ponta firme aguentou por 3 dias seguidos 13 horas diárias de dedicação a um netinho de 1 ano que não para quieto nem quando está doentinho. E, não se dando por vencida, ainda o ensinou alguns exercícios e o estimulou a andar sozinho. E foi assim que na quarta-feira, dia 20 de março de 2013, o meu bebê caminhou sozinho. O meu marido passou em casa na hora do almoço e junto com a minha mãe acompanhou maravilhado os primeiros passinhos do BB Pedro.

Cheguei em casa à noite, apertei muito o pequeno e o fiz ir de lá pra cá umas 20 vezes, tentando com isto consolar o meu coração.

Os bebês começam a andar entre os 10 e os 15 meses de vida. E quando eles conquistam esta liberdade é difícil segurá-los. Nosso pequeno está ensaiando a atividade agora, as vésperas de fazer 13 meses. Um pouquinho tarde para um bebê cuja mãe andou aos 10 e o pai aos 11 meses. Mas ok, ele sempre foi assim, cauteloso e habilidoso, fazendo tudo no seu tempo.




E com os dentinhos a escovação!


Os dentinhos vão surgindo e com eles a necessidade de tratá-los. Dedal de borracha, gaze enrolada no dedo, escovinhas estranhas, escovinhas de treinamento, escovinhas normais, escova elétrica, seja qual for o aparato escolhido/comprado, comece a usá-lo assim que os primeiros dentinhos apontarem. Experimentamos todos eles, levamos dezenas de mordidas doidas e travamos inúmeras pequenas batalhas na tentativa de cuidar dos dentinhos de nosso pequeno.

A pasta de dentes deve ser especial para bebês (sem fluor) já que eles não sabem bochechar e cuspir e ela será engolida. Uma pequena quantidade é suficiente. O mais importante não é a pasta mas a escovação em si.

O BB Pedro adora uma escova de dentes. Na verdade, ele adora brincar com ela, já escovar os dentinhos é uma outra história. Meu marido, principal responsável por este JOB, prefere usar uma escova elétrica comum para a tarefa. O BB Pedro se distrai com ela e a coisa flui melhor.

Aqui em casa a prática de escovar os dentes está sendo introduzida deste cedo. Vamos torcer para que ela se torne um hábito.

Vejam alguns dos aparatos que nós testamos:

Kit Dedeira com Pasta de Dente Grins & Giggles Gerber



Kit Escovas de dente para treinamento Nuk

Escova de Dentes Treinamento Boys Azul Cabo Longo MAM
ESCOVA DENTAL ELÉTRICA PRÓ-SAUDE + CREME DENTAL ORAL-B

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

E a primeira palavra foi...


Por muitos meses imaginamos qual seria a primeira palavra a ser falada pelo nosso bebê. Mamãe, papai e vovó estavam entre as mais desejadas. E assim, la pelo décimo mês, quando o bebê realmente balbucia o tempo todo, qualquer casamento de sílabas passou a carregar uma grande esperança.

O BB Pedro pronunciou sua primeira palavra esta semana, aos 11 meses, e derrubando todas as apostas a palavra foi booola. Isto mesmo, nada de papai ou mamãe... Booola. Não posso dizer que fiquei surpresa, um pouco frustrada talvez já que há meses eu ouvia mãmãmãmãmãmãmãmã.

O BB Pedro é apaixonado pela bola de futebol de pelucia que ganhou da tia Mari quando ele ainda estava na barriga da mamãe. No Rio de Janeiro ele se apropriou da bola colorida do seu primo Guga. E de tanto brincar com elas, ganhou do pai, aos 8 meses, uma bola de futebol de verdade. Desde então, temos bolas rolando pela casa, para cá e para lá, todos dias.

A segunda palavra que o BB Pedro falou foi alô. Ele pegou o telefone sem fio aqui de casa, aproximou do rosto e ensaiou algo bem parecido com alô. Como um bom observador, ele percebeu que logo que o telefone toca nós o aproximamos do rosto para em seguida dizer alô e ele adorou fazer o mesmo.

E lá vou eu ficando para trás nesta fila. Não vou negar que a cada novo ensaio o meu coração aflito palpita. Mas como uma boa mãe coruja estou super feliz que o meu pequeno esteja começando a se comunicar.

Leia mais sobre a fala do bebê em:
http://brasil.babycenter.com/a3400440/marcos-do-desenvolvimento-fala



quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ai, a Pixar!


Quando nos tornamos mães instantaneamente nossos corações amolecem. E as mais manteiguinhas, como eu, vivem se derretendo por fotos de crianças, melodias infantis, roupinhas miniaturas, filmes românticos sobre famílias, desenhos animados... Ai, os desenhos animados acabam comigo. Ontem eu estava navegando por ai e acabei encontrando este short film. E lá estava eu, mais uma vez, rindo, chorando... E declarando o meu amor à Pixar.


Assistam: http://www.youtube.com/watch?v=-a6Pe1ovKHg


segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

De repente de pé


Ele ficou de pé!

Estávamos no Rio para o final de ano e o BB Pedro dormia no berço de viagem. O berço tem telinhas nas laterais e foi se apoiando nelas que o nosso bebê ficou de pé pela primeira vez. O BB Pedro já vinha esticando as mãozinhas e tentando subir em poltronas, sofás, mesinhas e em todos os volumes que lhe parecessem sugestivos. Mas ficar apoiado nos dois pezinhos e dar gritinhos de alegria com esta conquista é um feito recente. E de um dia para o outro ele ficou elétrico. O pequeno desbravador ficou super motivado com a novidade.

E assim, as nossas vidas ficaram ainda mais movimentadas. Ajoelha, estica as mãozinhas, puxa o corpinho, fica de pé e solta um gritinho - esta é a combinação que passou a ser repetida por horas a fio. Qualquer volume mais alto encontrado em seu caminho tornou-se convidativo. E por que não? Se este foi colocado logo ali, bem à sua frente é por que precisa ser explorado.

No início, nos divertimos horrores com a nova conquista do nosso pequeno e com a alegria que a acompanhou. Mas em seguida ficamos alarmados. O bebê cai muito durante este processo e se arrisca demais. Ele fica de pé, mas ainda não tem firmeza para caminhar ou sustentar o corpo sem o apoio das mãos então é um tal tombar pra cá, tombar pra lá e bater o coco no chão ou nos móveis... e lá vamos nós ao chororo. Nossa maior preocupação é evitar que ele bata com a cabeça em quinas ou com a boca no chão. Os dentinhos acabaram de chegar, não queremos perder nenhum deles.

Vejam com seus próprios olhos a alegria do nosso pequeno.


quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O BB Pedro aprendeu a...


O BB Pedro aprendeu a bater palmas. O BB Pedro aprendeu a engatinhar. O BB Pedro aprendeu a sacudir o corpinho quando ouve música. O BB Pedro aprendeu a passar o dedinho sobre os lábios fazendo um barulho engraçadinho que faz com que ele mesmo comece a rir... E não fui eu quem ensinou a ele nada disto.

A evolução do bebê no primeiro ano de vida é impressionante, quando menos esperamos ele aparece com uma nova gracinha. A escolinha tem sido a principal responsável pelo desenvolvimento do meu bebê. E agora ela ganhou uma forte aliada chamada Rose. A Rose trabalha conosco há cerca de 1 mês. Ela foi contratada para cuidar da casa e me dar um help com o bebê ao final do dia. As tarefas do lar estão sempre bem feitas, mas onde ela capricha mesmo é em cuidar do BB Pedro. Ela já foi babá, tem jeito com crianças e eles se deram super bem. Amém!

Eu adoraria ter ensinado todas estas coisas a ele, mas infelizmente, não posso estar com ele o tempo todo. Ainda assim é maravilhoso acompanhar a sua evolução e ver que ele faz questão de exibir para nós cada uma de suas conquistas. Filhotinho, nós temos muito orgulho de você!

I was planned...


Imagine se toda a loucura que vem com a maternidade viesse em dose dupla, agora imagine se VIESSE EM DOSE TRIPLA! Eu imaginei, muitas vezes. O meu marido sempre disse que gostaria de ter a casa cheia e assim no início da maternidade eu tive alguns sonhos com gêmeos e trigêmeos. Confesso que em todos eles eu acordei bastante assustada. 

@[727016191:2048:Angelica Iannelli]. Angel querida,  essa é para você... Beijo!