segunda-feira, 16 de julho de 2012

Todo bebê tem soluço


Meu pequenino vive com soluço. Comecei a sentir seus pulinhos dentro da barriga. Ao final da gravidez, todas as noites a minha barriga se mexia em saltinhos ritmados, e nossos olhinhos ficavam molhados. Sonhávamos em ter nos braços o nosso filhinho e ficávamos imaginando como seriam estes soluços ao vivo e a cores.

Quando pequeninos os bebês chegam a ter soluço todos os dias. Seu diafragma, ainda imaturo, ao ser estimulado pode prender um pouco de ar e com ele vem os soluços. A posição de amamentação ou a ingestão de ar durante o uso da mamadeira podem ser, nesta idade, os principais responsáveis pela causa do soluço. É possível minimizar este efeito, se ao amamentar o seu bebê você mantiver a cabecinha mais elevada do que o corpo.


Dizem que o soluço do bebê incomoda mas aos pais do que a ele próprio. Mas isto não funcionou bem assim aqui em casa. Desde os primeiros meses de vida, o BB Pedro soluçava quando estava chorando e o barulho somado a contração de seu corpinho, o assustavam e faziam com que ele chorasse mais. Entravamos em um ciclo vicioso, que só era interrompido pelo cansaço do bebê. No início, chorei algumas vezes junto com ele, aflita e impotente. 


Não deixe de mencionar o soluço ao pediatra do seu bebê, principalmente se ele tossir e se irritar muito ao soluçar. O diagnóstico pode ser refluxo.

Quando o BB Pedro começa a soluçar a minha mãe aparece rapidamente com uma micro bolinha de algodão úmida e coloca na testinha dele. Não sei se a simpatia funciona, mas não custa nada tentar. Não posso dizer o mesmo do susto ou do ato de apertar o nariz para prender a respiração, com estes estímulos você, com certeza acabará assustando-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário