terça-feira, 17 de julho de 2012

E as noites de sono nunca mais serão as mesmas...


O meu marido trabalha muito. E aos finais de semana ele gosta de dormir até mais tarde. Bom, ele gostava. Não era incomum levantarmos, aos sábados, lá pela hora do almoço (14h)... Bons tempos.

Com o pequeno em casa, as 10h o maridão já está de pé e planejando as atividades do final de semana. Mesmo depois de uma noite assim:


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Todo bebê tem soluço


Meu pequenino vive com soluço. Comecei a sentir seus pulinhos dentro da barriga. Ao final da gravidez, todas as noites a minha barriga se mexia em saltinhos ritmados, e nossos olhinhos ficavam molhados. Sonhávamos em ter nos braços o nosso filhinho e ficávamos imaginando como seriam estes soluços ao vivo e a cores.

Quando pequeninos os bebês chegam a ter soluço todos os dias. Seu diafragma, ainda imaturo, ao ser estimulado pode prender um pouco de ar e com ele vem os soluços. A posição de amamentação ou a ingestão de ar durante o uso da mamadeira podem ser, nesta idade, os principais responsáveis pela causa do soluço. É possível minimizar este efeito, se ao amamentar o seu bebê você mantiver a cabecinha mais elevada do que o corpo.


Dizem que o soluço do bebê incomoda mas aos pais do que a ele próprio. Mas isto não funcionou bem assim aqui em casa. Desde os primeiros meses de vida, o BB Pedro soluçava quando estava chorando e o barulho somado a contração de seu corpinho, o assustavam e faziam com que ele chorasse mais. Entravamos em um ciclo vicioso, que só era interrompido pelo cansaço do bebê. No início, chorei algumas vezes junto com ele, aflita e impotente. 


Não deixe de mencionar o soluço ao pediatra do seu bebê, principalmente se ele tossir e se irritar muito ao soluçar. O diagnóstico pode ser refluxo.

Quando o BB Pedro começa a soluçar a minha mãe aparece rapidamente com uma micro bolinha de algodão úmida e coloca na testinha dele. Não sei se a simpatia funciona, mas não custa nada tentar. Não posso dizer o mesmo do susto ou do ato de apertar o nariz para prender a respiração, com estes estímulos você, com certeza acabará assustando-o.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Teste de cadeiras infantis no Brasil aponta problemas de segurança


Oito modelos de cadeirinhas à venda no mercado nacional, avaliados em laboratório pela Proteste - associação de defesa do consumidor não governamental e sem fins lucrativos -, apresentam problemas que vão desde incorreções nas instruções de uso até a proteção dos pequenos ocupantes, mesmo tendo o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Lei mais em:
http://carros.ig.com.br/noticias/teste+de+cadeiras+infantis+no+brasil+aponta+problemas+de+seguranca/4931.html


Cuidados importantes com crianças a bordo:

- Passageiros até 10 anos de idade devem sempre ser transportados no banco traseiro. Só a partir dessa fase poderão viajar no banco da frente.
- Crianças entre 0 e 7 anos e meio de idade devem utilizar o bebê-conforto, cadeira infantil e assento de elevação (ou booster), de acordo com a fase do crescimento.
- Os dispositivos de retenção devem ser usados em qualquer viagem, mesmo quando o destino for perto de casa. A maior parte dos acidentes ocorre próximo à residência das vítimas.
- Certifique-se de que a cadeirinha está bem presa pelo cinto de segurança ao banco do carro - ela não pode se mover mais de 2 cm de um lado para o outro.
- Se for utilizar uma cadeirinha já usada, verifique se há sinais de desgastes, se suas peças são originais e se não existe qualquer dano na estrutura.
- A desobediência às normas de transporte infantil é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 191,54 e adição de sete pontos na carteira de habilitação.
Fonte: iG Carros


Tabela da Proteste











Entulhando a casa III - Pula Pula


Procurando por mais atividades para estimular o nosso bebê descobrimos uma mistura de balanço com pula pula, o doorway jumper. Uma linda engenhoca que diverte o bebê enquanto ele se exercita. Além de ser um "brinquedo" muito bem bolado, ele se propõe a ajudar no desenvolvimento dos músculos das pernas do bebê.

O pula pula, como grande parte dos brinquedos dedicados aos bebês, será usado por pouco tempo, mas isto não quer dizer que terá pouco uso. É indicado para crianças que já estão com a cabeça firme, o que acontece lá pelo quarto mês. E o pula pula deverá deixar de ser utilizado quando o bebê começar a andar ou alcançar 11 kg, o que ocorrer primeiro.

Antes de usar o pula pula, consultamos a pediatra. Estaria o BB Pedro durinho o suficiente? Felizmente a resposta foi positiva. E pouco tempo depois, o pula pula já estava instalado, fechando a passagem para o nosso quarto.

O BB Pedro ainda está estranhando o pula pula. Mas uma vez sentadinho no brinquedo suas perninhas ficam em plena atividade.

A engenhoca quando desmontada ocupa muito pouco espaço e além disso é facilmente transportada, duas boas notícias.

Dica: A fixação é feita na batente da porta, antes de fazer o investimento, verifique se as portas do seu apartamento permitem este encaixe.










terça-feira, 10 de julho de 2012

Enxoval - Amamentação


E então chegará o dia em que o pediatra recomendará suplemento, seu bebê deixará de mamar apenas no peito e você precisará de um aparato de amamentação.

Quando isto vai acontecer? Dependerá da produção de leite de cada mulher e de sua aceitação por parte do bebê. Para mim, este dia chegou cedo demais. Meu pequeno precisou de suplemento já na segunda semana de vida.

Parece simples, com mamadeira, água e leite em pó resolve-se o problema, mas... Você precisará de algumas mamadeiras e de uma série de itens para fazer esta rotina funcionar.

Por exemplo, os bicos de mamadeira devem ser trocados conforme o bebê vai crescendo: de newborn flow (número 1) para slow flow (número 2), para medium flow (número 3) e para fast flow (número 4). As mamadeiras de 125 ml normalmente vem com o bico de número 1 e as mamadeiras de  260 ml com o bico de número 2. Mas o ideal é que você faça esta verificação na hora de comprá-las.

Vou tentar ajudar:
  • Mamadeiras AVENT 125 ml: 6 unid.
  • Mamadeiras AVENT 260 ml: 6 unid.
  • Bico de mamadeira AVENT 1m+ (slow flow - número 2): 4 unid.
  • Bico de mamadeira AVENT 3m+ (medium flow - número 3): 4 unid
  • Bico de mamadeira AVENT 6m+ (fast flow - número 4): 4 unid
  • Esterilizador de mamadeira AVENT: 1 unid.
  • Pinça de mamadeira: 1 unid.
  • Escova para lavar mamadeiras AVENT: 1 unid. 
  • Pote para transportar leite em pó AVENT: 1 unid.
  • Potes para armazenar leite materno AVENT: 4 unid. *
  • Bomba de tirar leite elétrica MEDELA: 1 unid. *
  • Esponja de pia dedicada às mamadeiras
  • Sabão de coco em barra dedicado às mamadeiras
Preciso de 6 mamadeiras iguais? Eu me fiz esta pergunta. E a resposta é sim, você precisa, ou você prefere ficar lavando e esterilizando mamadeiras a cada mamada?

Em agosto o meu bebê vai para a escolinha e na lista de itens que recebemos diz assim: 3 mamadeiras para deixar na escola. Veja que, no meu caso, serão necessárias mais de 6 unidades da mamadeira de 260 ml.

Como vocês podem ver, comprei produtos AVENT e fiquei super satisfeita.

* algumas mães afortunadas poderão alimentar seus bebês por mais de 6 meses apenas com leite materno. E, neste caso, quando retornarem ao trabalho precisarão retirar e armazenar o leite que será oferecido ao bebê ao longo do dia. Inclui assim na lista acima a bomba de leite e os potes de armazenamento.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Leia para o seu bebê


Leia para o seu bebê, não importa a idade dele, será sempre benéfico. Você estará ajudando a desenvolver o ouvido do seu filho. Ele conhecerá cada vez mais palavras, e terá acesso a um vocabulário que não faz parte do seu dia a dia com ele.

Use um livro simples com figuras grandes para deixá-lo mais entretido ou um livro que tenha apenas figuras e invente a história, pode ser até um livro para crianças mais velhas, desde que tenha boas figuras, o importante é estímulo que virá com as histórias.


A leitura também vai acalma-lo e aproxima-lo de você. Não se preocupe se ele perder a concentração, talvez este seja o momento de mudar o estímulo. Interprete a história, abuse das variações do tom de voz e  divirta-se junto com ele.


Comecei a ler para o BB Pedro quando ele fez 3 meses. Levei-o comigo à Livraria da Travessa e perdi um bom tempo na enorme seção dedicada à literatura infantil, a procura do livro ideal. Acabei voltando para casa com livros que fizeram parte da minha infância, da infância de todos nós: Os Saltimbancos de Chico Buarque com ilustração do Ziraldo e Contos Clássicos representados pelos divertidos personagens da Turma da Mônica.


Por se tratarem de contos rápidos, tenho conseguido mantê-lo entretido até o final das histórias. Meu bebê que já vinha ensaiando alguns sons está cada dia mais falante. Não posso afirmar que haja uma relação com a leitura, mas gosto de acreditar que uma coisa leva a outra. 


Divirta-se você também com o seu bebê!








Fetal Development: How human formed from Sperms to a Baby


Todas as vezes que assisti a este vídeo, tive os olhos cheios de lagrimas. Vamos chorar juntas?: 

http://www.youtube.com/watch?v=POJAQX760VY


Acompanhe, as principais mudanças do seu bebê:





Banho no inverno


Meu dermatologista recomendou a redução da quantidade de sabão no banho do BB Pedro. Segundo ele, no inverno, com o clima mais seco, o excesso de uso de sabão resseca a pele do bebê podendo levá-lo a desenvolver uma dermatite. É importante lembrar que o corpinho dele ainda não possui a mesma oleosidade que o nosso.

Como os bebês ainda pequenos se sujam pouco, a recomendação é lavá-los apenas com água. O sabão deve ser usado, em pequenas quantidades, apenas nas mãos, pés, cabeça, bumbum e genitália.

Meu bebê está tomando banho nesta escassez de sabão ha cerca de 1 mês e até o momento não apresentou nenhuma erupção na pele.


A dermatite é um problema da pele que também pode ser chamado de eczema. Existem vários tipos de dermatite, dependendo da causa. Todas elas têm uma coisa em comum: a pele fica seca, vermelha e rachada, coça e pode doer e sangrar. Sabe-se que a pele seca agrava o problema, portanto é possível preveni-la com o uso de hidratantes. Mas, consulte o seu pediatra antes de usar um creme hidratante no seu bebê.


Algumas dicas para prevenir a dermatite:

  • Use menos sabão no banho do seu bebê
  • Lave as roupas do bebê somente com sabão de coco, e enxague-as muito bem para não deixar resíduo do sabão nas roupas lavadas.
  • O aleitamento exclusivo por pelo menos quatro meses protege contra a dermatite e outras alergias.
  • Prefira roupas de algodão, e evite tecidos sintéticos. 
  • O calor e o suor podem agravar a dermatite, por isso coloque roupas leves no bebê, e, no frio, vista-o em camadas para ficar mais fácil de ir desagasalhando o bebê conforme esquenta. 

terça-feira, 3 de julho de 2012

Comprando para o Bebê em NYC.


Nada como uma deliciosa viagem a NY para preparar o enxoval do bebê. E foi assim que, com uma barriguinha de 17 semanas, encaramos uma maratona de 7 dias em NY, para a qual não estávamos nem um pouco preparados.
NY para mim sempre se traduziu em museus, musicais, restaurantes, bares, shows e compras. Sim, eu sabia comprar óculos, bolsas, sapatos, jeans, roupas modernas, lindos casacos, lindos vestidos... Mas comprar chupeta, mamadeira, esterilizador de mamadeira, bomba de leite, babá eletrônica, mordedor, carrinho, bebê conforto, micro roupas, etc, etc, etc, é muito diferente.


Divido assim, com vocês, os endereços que me salvaram na minha NY Baby adventure:

Baby Gap
60 West X 34th Street
  • Esta é uma ótima para macacões, casaquinhos e conjuntinhos de moletom.

Baby R Us
24 a 30 Union Square East próximo à 16th Street
Times Square - 1514 Broadway na 44 th South (dentro da Toys R Us)
  • Aqui você encontra de tudo, de mamadeira à carrinho, passando por itens de farmácia, brinquedos e roupinhas. 

Buy Buy Baby
207, 7th Avenue X 26th Street
  • Aqui você encontra de tudo, de mamadeira à carrinho, passando por itens de farmácia, brinquedos e roupinhas. E por um preço muito bom. Passei 4h nesta loja. Sai de lá carregada. Se você passar correndo por NY e só puder ir a uma loja vá á Buy Buy Baby.

Baby Cottons
1236 Madison Avenue  X 89th Street (das 10 as 19h)
  • Esta famosa loja argentina de moda para bebês também pode ser encontrada em NY. Suas roupinhas são simplesmente demais. Vale a visita.

Ralph Lauren Baby
872 Madison Avenue, entre a 71 e a 72th Street
  • Os bebês ficam uma fofura nestes modelitos. Mas eu tive duas dificuldades com as roupinhas da Ralph Baby. A modelagem é muito pequena, perdi algumas peças antes do meu bebê usar. Grande parte das roupinhas precisa ser vestida pela cabeça do bebê, como os tecidos usados pela Ralph baby tem pouca elasticidade, esta tarefa fica bem complicada.

Fao Schwarz
767, 5 Avenue, entre a 58 e a 59th Street.
  • A loja é simplesmente encantadora. Mas prepare-se para gastar bem.. 

Bonpoint
12 west - 57th Street
  • Não cheguei a conhecer esta loja. 

Saks Fifth Avenue
611, 5 Avenue, entre a 49 e a 50th Street
  • Nesta luxuosa loja de departamentos também se pode encontrar lindas roupinhas para bebê.





segunda-feira, 2 de julho de 2012

Carrinho


Escolher o melhor carrinho para o nosso bebê, entre as inúmeras opções disponíveis, é uma tarefa difícil. Principalmente quando todos eles oferecem o que precisamos, conforto e segurança.

O que pode deixar esta escolha um pouquinho mais fácil é: saber onde ele será usado, quem vai manuseá-lo, como será transportado e se você encontrará, no Brasil, assistência técnica.

Compramos o nosso carrinho na Buy Buy Baby NY. Seguramos o vendedor nesta seção da loja por quase 1h até decidirmos pelo Bugaboo Bee. Optamos por um carrinho pequeno, leve, super articulado e fácil de manusear. Como moramos em SP e ele será usado dentro de casa, na área comum do prédio, em shopping centers e em parques, achamos que a escolha foi assertivaCarrinhos que vão circular muito nas ruas, talvez precisem de rodinhas maiores e mais fortes como os modelos Quinny Buzz ou Stokke, este último já está em outra faixa de preço.

Um carrinho muito comprado por aqui é o Peg Perego Pliko P3. Não gostei de manuseá-lo, por ser mais pesado, para mim seria impossível fechá-lo e acomodá-lo na mala do carro sozinha, movimento que faço com significativa frequência.


No início você vai precisar de um carrinho e um bebê conforto.Quando seu bebê estiver pesando em torno de 9kg o bebê conforto ficará pequeno e você passará a usar o assento original do carrinho e uma cadeirinha própria para carro. 


O Bugaboo Bee completo tem a base com as rodinhas, a cadeirinha, a capota e a cobertura para chuva. A capota, infelizmente, é vendida separadamente.


A Bugaboo não fabrica o bebê conforto, compramos um modelo genérico da Cybex que é indicado para este carrinho. Ele veio com a "cestinha" e a base para fixação no carro. Para que ele pudesse encaixar no Bugaboo compramos também duas braçadeiras.


E nós herdamos, dos sobrinhos do meu marido, a cadeirinha para carro modelo Peg-Perego.

No Brasil o preço dos carrinhos, assim como de muitos outros produtos, é quase três vezes maior do se comprados lá fora. Se você puder, programe uma viagem aos EUA para enlouquecer montando o enxoval do seu bebê.




Bugaboo Bee: http://www.bugaboo.com/356

Quinny Buzz: ttp://www.quinny.com/us-en/products/strollers/buzz-3tm

Stokke: http://www.stokke.com/stroller/stokke-xplory-concept.aspx

Peg-Perego Pliko P3: http://www.pegperegobrasil.com.br/prodpcarrinhos03.php


Roupinhas III - Sapatinhos


Bebês não precisam de sapatinhos, nós é que precisamos vê-los usando seus sapatinhos.
: )

Seus pezinhos, sempre em movimento, acabam saindo dos sapatinhos que vão ficando para trás. E eu vou ficando doidinha catando-os pelo caminho. Mas não ha nada mais fofo do que um bebezinho balançando seus mini sapatos.

O BB Pedro ganhou alguns sapatinhos. Adorei todos eles. E, agora, quando saímos para passear lá vai ele de pantufinhas ou mini  tênis ou mini chuteiras...

Sempre me atrapalho com o tamanho dos sapatinhos. Com 2 meses e meio ele começou a usar o número 16, mesmo sem sair de casa. Número que ele ainda usa com 4 meses. Em breve ele estará calçando 18 e os parezinhos já estão separados.

Diz-se que não é recomendável que o bebê use sapatos quando estiver aprendendo a andar. Estando descalço ou com meias antiderrapantes ele pode sentir o chão e suas irregularidades e se adaptará melhor ao solo ganhando mais equilíbrio. Os sapatos não contribuem para o desenvolvimento psicomotor. Se puder deixe o seu bebê descalço ou de meia sempre que estiver em casa. Nesta idade, use os sapatinhos, preferencialmente em ocasiões especiais como passeios e festas.

Quando a criança começar a caminhar seu sapatinhos devem ser amplos para acomodar os pés, devem ter solas antiderrapantes, as laterais devem ser firmes o suficiente para evitar que ele vire o pé e a sola interna deve ter o relevo necessário para estimular a formação do arco plantar.