quinta-feira, 31 de maio de 2012

O preparo das mamadeiras


Meu filhotinho mama a cada 2h30. Ele começa no peito e continua na mamadeira. Passamos o dia todo preparando mamadeiras.

A mamadeira pode ser preparada algum tempo antes da mamada, mas deve ser mantida na geladeira. Uma mamadeira pronta não deve ficar fora da geladeira por mais de 1h, sob o risco de estragar.

Recomendo que se tenha ao menos 4 mamadeiras. No caso de um bebê até 3 meses, estamos falando de mamadeiras de 125ml. Tenho 6 destas mamadeiras em uso.

Material necessário para o uso de mamadeiras:

  • Mamadeiras
  • Bicos extras
  • Esterilizador de mamadeiras de microondas
  • Esponja de pia dedicada
  • Sabão de coco em barra
  • Escova para limpar mamadeiras
  • Potinho de pia para acomodar a esponja o sabão e a escova ( utilize um vazado para não acumular água)
Comprei mamadeiras, esterilizador, escova e bicos Avent e estou super satisfeita.

Passo a passo:
  • Lave as partes da mamadeira com a esponja e o sabão de coco.
  • Coloque-as no esterilizador
  • Acrescente 200ml de água
  • Leve ao microondas por 5 minutos
  • Retire do microondas e abra com cuidado
  • Deixe as peças secando na tampa do esterilizador.
  • Prepare a mamadeira
Dica: Sempre ofereça o peito ao bebê antes da mamadeira. Mamar no peito da mais trabalho é melhor que ele o faça antes de estar cansado. Com o uso contínuo de mamadeiras o bebê vai começar a recusar o peito. Continue a oferecê-lo sempre, principalmente quando o bebê estiver com fome, para que ele não perca o hábito. Como falei antes o aleitamento materno é muito importante.

Dica: Sirva a mamadeira na temperatura ambiente. Se vc tiver que preparar uma mamadeira na rua, não terá como esquenta-la ou resfria-la. Se a mamadeira estiver na geladeira, coloque-a no microondas por 15 segundos antes de oferece-la ao bebê.

Dica: Compre bicos extras. As mamadeiras normalmente vem com bicos número 1 (0 meses). Eu comprei 4 bicos número 2 (1 mês) , 4 bicos números 3 (3 meses) e 4 bicos número 4 (6 meses).

Dica: Compre mamadeiras maiores - 260ml. Seu bebê começará a usá-las lá pelo 4 mês de vida.

Dica: reserve 1 mamadeira para água. Em dias secos ofereça também um pouco de água ao bebê. Esta mamadeira deve ter bico 1 para que o bebê não engasgue. Faça-o apenas para bebê com mais de 1 mês. Se preferir consulte antes o seu pediatra.






Micro unhas


O BB Pedro vive arranhado. E eu vivo com um enorme sentimento de culpa.Suas micro unhas crescem num ritmo frenético e quando nós menos esperamos lá está ele um novo arranhão.

Os bebês demoram alguns meses para ter controle sobre o movimento de suas mãos e pés. E assim, eles se movimentam o tempo todo e as mãos sempre vão parar no rosto beliscando e puxando, num descontrole capaz de assustar pai e mãe.

E então surge a árdua tarefa: cortar as unhas do bebê. Como uma mãe preocupada, comprei tesourinha, trim e lixa de unha para bebê. Como uma mãe medrosa em 3 meses só fui capaz de usar a lixa de unha.

O ritmo frenético de crescimento destas micro unhas nos impõe um compromisso regular com esta tarefa. Imagino que isto vá variar de bebê para bebê, mas no nosso caso é preciso encará-la a cada 3 dias. Um dia a mais e lá estou eu cara a cara com um novo arranhão e me culpando mais uma vez.

Não adianta reclamar: "Mas filho como você pode fazer isto outra vez." O bebê simplesmente vai ouvir a voz familiar e dar alguns gritinhos acompanhados de um sorrisinho.

O curioso é que as unhas do pé do bebê tem um comportamento bem diferente, em 3 meses eu só as lixei 2 vezes.

A sorte é que o bebê não ta nem ai para o arranhão. E a boa notícia é que a capacidade de regeneração da pele do bebê é fantástica e com isto não somos obrigados a encarar os arranhões por muitos dias.

Dica: Lixe ou corte as unhas do seu bebê quando ele estiver dormindo. Com o bebê acordado a missão é impossível!

Dica: Cuidado ao lixar as unhas do bebê. A pele é muito fininha. Se você lixar um pouquinho a mais do que o necessário o dedinho vai sangrar.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Musiquinhas e mais musiquinhas

Os livros dizem que devemos conversar com os nossos bebês desde o 5 meses da mês da gestação. Período em que eles já são capazes de ouvir. É por este motivo que também a partir deste mês a mãe não deve mais frequentar lugares barulhentos.

Quando o bebê nasce, também segundo os livros, esta conversa deve continuar. Um recém nascido é um serzinho basicamente auditivo. E as vozes que ele é capaz de reconhecer o acalmam.. Aqui em casa isto funcionava mais ou menos até introduzirmos as musiquinhas. Não estou falando dos inúmeros CDs para bebê que comprei e pouco usei, mas sim das musiquinhas que inventei para as mais diversas situações.

Um dia uma amiga me disse que cantava musiquinhas curtas e repetitivas para acalmar seu bebê com cólica. Neste mesmo dia dei início as minhas criações.E após repeti-las várias vezes e por vários dias, acredito que o BB Pedro saiba o que vai acontecer quando canto cada uma delas.

Musiquinha para mamar:
Vamos filhinho
Vamos mamar
Este leitinho
que o Daddy foi comprar.

Musiquinha para tomar banho:
Vamos tomar banho
um banho bem gostoso
a mommy gosta
e o bebê também

Musiquinha para passear:
Vamos passear
la la la la      la la la la
Visitar a titia
ia ia ia ia
Visitar o vovô
ho ho ho ho    ho ho ho ho
Visitar
os priminhos
inhos inhos inhos inhos
Visitar a vovó
oh oh oh oh   oh oh oh oh

Musiquinha para ninar:
Vamos filhinho
Vamos nanar
feche os olhinhos
que a mommy vai cantar
la la la la la la la

Você deve estar se perguntando: E a vergonha? Vergonha nada, vale tudo para acalmar os pequenos.

Cueiro, toalha fralda, paninho de boca e babador.

Quando me deparei com a enorme lista de compras do bebê, descobri que não conhecia alguns de seus principais itens. E assim, em plena Buy Buy Baby, sai comprando tudo que eu achava que poderia ser o que eu precisava.

Eu confundia cueiro e toalha fralda. Eu não entendia para que paninhos de boca se existem babadores. Foi preciso chegar em casa com o meu pequeno para entender claramente a função de cada um deles.

Cueiro: serve para enrolar o bebê e colocá-lo para dormir. Os recém nascidos dormem mais tranquilos quando enroladinhos. Eles ficaram um bom tempo apertadinhos na barriga da mãe. Não comprei cueiros, como minha cidade tem uma temperatura mais fresca, meu bebê foi enrolado em mantinhas de linha ou cobertores.

Toalha Fralda: É utilizada diretamente na pele do bebê quando ele sai do banho, ela fica dentro da toalha com capuz. Seu tecido fininho não seca lá uma maravilha, mas como a pele do bebê é muito delicada, é com ela mesmo que ele deve ser enxugado. Esta toalha parece uma fralda gigante.
Comprei 8 delas. Foi muito.

Paninho de boca: Esta pequena fraldinha fica na mão da mãe o tempo todo. Ele é colocada no ombro dos amigos e familiares que vão pegar o bebê. Primeiro para que a pele do bebê não entre em contato com a roupa do adulto e depois para que o bebê não babe ou golfe neste adulto.
Comprei 10 deles e ganhei mais uns 10. Foi muito.

Babador: Este item dispensa apresentações. Fica apenas a dica de que os basiquinhos atoalhados, sem desenhos ou apliques, absorvem melhor. Já os coloridos de malha ou algodão tão fofos na hora H espalham o leite pelo rosto do bebê ao invés de absorvê-lo.
Comprei 10 e ganhei 8. A quantidade foi boa, por que trocamos o babador todos os dias e ainda podemos deixar alguns na casa da mãe e da sogra.


O BB Pedro está enroladinho em uma toalha fralda.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Peito ou mamadeira? Peito + mamadeira!

Nem toda mãe consegue amamentar seu bebê. E para isto existem vários tipos de leite que podem ser usados desde os primeiros dias de vida do bebê.

Não podemos nos sentir culpadas por considerar suplemento na alimentação de nossos pequenos. Eles precisam de leite para ganhar peso e se nós não temos é maravilhoso saber que podemos comprá-lo.

O BB Pedro é faminto. Sim, faminto! Ele mama no peito e na mamadeira.No início tentamos oferecer apenas o peito, mas não foi suficiente e ele chorou muito de fome. Claro que nós não sabíamos que ele estava passando fome. Claro que eu me acabei de chorar quando descobri que o meu bebê recém nascido estava passando fome. Superado este início, ficamos felizes em preparar as inúmeras mamadeiras que vem sendo consumidas todos os dias.


Mesmo que você tenha pouco leite, ofereça-o ao bebêO leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável.Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não consegue incorporar, tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege o bebé de algumas doenças e infecções. Ele pode precisar do suplemento para crescer, mas precisa do seu leite para se proteger.


Dizem que o bebê menino é mesmo mais faminto, mas esta é uma afirmação que eu ainda não pude comprovar.

Dica: o que produz leite é água. Beba no mínimo 3 litros de água por dia. Eu vivo afogada tentando alcançar a marca dos 3 litros. Não é nada fácil, mas é muito importante.

O perigo do colo

Dar ou não dar colo, eis a questão!

No começo queremos segurar o bebêzinho no colo o tempo todo. Por que ele é frágil ou fofinho ou por que é a sua cara, ou por que não consegue vê-lo chorar ou por inúmeros outros motivos. Sempre encontraremos vários. O pequeno grande problema é que o bebê acostuma com o colo e de lá não quer sair mais.


Meu pequeno tem refluxo. Nós não sabíamos. Ele chorava muito e só se acalmava quando estava no colo na posição em pé. Trocamos o leite e resolvemos o desconforto do refluxo mas ainda não conseguimos desacostuma-lo com o colo.

Minha sogra o chama de pequeno ditador. Seu domínio atual abrange colos na Vila Olimpia em SP, no Leblon, na Barra e na Lagoa no Rio de Janeiro.


Fraldas e Hipoglós

Trocamos praticamente 10 fraldas por dia.

O ritual inclui: algodão, água fervida, hipoglós e fralda.

Passo a passo:

  • Abrir a fraldinha suja e dobrar as abinhas com cola para não grudar na pele do bebê.
  • Pegar um tabletinho de algodão úmido e cobrir o pintinho do bebê
  • Dobrar a fraldinha suja e colocar o bumbum do bebê sobre ela
  • Segurar as perninhas do bebê e levantá-las
  • Molhar os tabletinhos de algodão na água fervida e passar no bumbum do bebê e arredores
  • Passar Hipoglós no bumbum do bebê e arredores
  • Retirar a fraldinha suja e abrir a fraldinha limpa em baixo do bumbum do bebê
  • Baixar as perninhas do bebê
  • Retirar o algodão do pintinho
  • Fechar a fraldinha


Parece bem simples, mas lembre-se que você fará isto com um bebê em movimento.

Dica: Óleo de amêndoas pode ser usado para ajudar a limpar os bumbuns mais sujos. Poucas gotinhas na água deixarão o algodão pronto para uma tarefa mais árdua.

Importante: O uso de hipoglós é preventivo. O creme deve ser aplicado diariamente, em todas as trocas de fralda de cocô. Evitando assim que o bebê tenha assaduras.

Importante: Cuidado com o chafariz. Quando trocamos fraldas de bebês meninos quase sempre somos surpreendidos com uma chuva de xixi, que muitas vezes vai parar em cima do próprio bebê. Mais de uma vez, tivemos que limpar parede, trocador, bichinhos de pelúcia e até mesmo o rostinho do pequeno.

Nada como hipoglós. Testamos vários cremes para assadura e nenhum deles desbancou o bom e velho hipoglós tradicional.


  • Creme preventivo de assaduras Turma da Monica
  • Calendula nappy Change Cream da weleda
  • Desitin
  • Hipoglos com óleo de amêndoa
  • Hipoglos tradicional

Não gaste dinheiro com cremes caros, o que você precisa esta logo ali na farmácia pertinho da sua casa. O tubinho médio 90 g custa apenas R$ 12,99.





O Choro

O bebê chora e como chora! E então começa o check list: Fome? Sono? Fraldinha com número 2 ? Frio? Calor? Tédio? Quando testadas todas estas opções e o chororo continua, é hora de ligar para o pediatra. Outros motivos mais comuns são refluxo, cólica ou dor.

Na 1 semana de vida, por 2 noites o BB Pedro chorou mais de 5 horas seguidas. Ficamos a beira do desespero e o pequenino tinha apenas fome.

No 2 mês de vida a choradeira voltou e o diagnóstico foi refluxo.

Hoje, com 3 meses, ele ainda chora, mas pelos motivos básicos. Nada como o check list Fome? Sono? Fraldinha com número 2 ? Frio? Calor? Tédio?, para trazer o silêncio de volta a nossa casa.


As vezes o bebê chora até dormindo. Este chorinho dura segundos, mas é ótimo para tirar a mamãe da cama no meio da madrugada. Claro, poucas mães conseguem deixar o seu bebê chorando.

A chegada de um bebê

Uma mulher nunca está preparada para a chegada do primeiro filho. Não importa a idade, a profissão ou o tempo dedicado aos sobrinhos, quando o seu bebê chega e vc decide cuidar dele sozinha é o início de uma maravilhosa loucura.

Vou dividir com vocês a minha experiência: erros e acertos, alegrias e tristezas e dúvidas, muitas dúvidas.

BB Pedro


Este é o meu pequeno príncipe. Ele não se chama Pedro. Pedro é o nome do meu marido. Mas ele é conhecido como BB Pedro. Quando, ainda na barriga, nós descobrimos que era um menino, minhas amigas Ka e Déa começaram a chamá-lo assim e pegou. Depois, quando ele nasceu, o apelido fez ainda mais sentido,  ele é a cara do pai.