quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

E quando o bebê começa a engatinhar...


Lá pelo 8º mês o bebê começa a deslizar. Você vai vê-lo se arrastando devagarinho usando apenas os braços e aos poucos aprendendo a combinar movimentos de braços e pernas. Isto não quer dizer que ele está engatinhando, mas que ele está realizando os seus primeiros ensaios neste sentido.

O BB Pedro se arrasta pela casa toda em uma velocidade incrível. Num piscar de olhos ele desaparece pelo corredor e depois olha para trás, fazendo carinha de sapeca. O movimento que o leva para lá e para cá lembra um soldado entrincheirado e exige destreza e precisão. Com o ganho de velocidade ele está ficando mais parecido com uma lagartixa que em uma fração de segundos some de nossas vistas. E lá vamos nós procurando-o pela casa até encontrá-lo a milímetros de uma tomada.

Dia após dia, mês após mês, o bebê vai conquistando cada vez mais liberdade ao conseguir controlar melhor seus movimentos. E liberdade conquistada é difícil de ser cerceada. Ele não vai gostar nem um pouco de ouvir um não, ou melhor, de interferências em suas decisões. Se ele quer puxar o fio da televisão, por que temos que interferir? Afinal de contas, o fio está lá, ao alcance de suas mãozinhas, ele se arrastou até lá, esticou o braço, agarrou o fio e conseguiu puxá-lo. E para evitar o chororo começam as negociações. O leãozinho que se move sozinho após ser pressionado contra o chão não é muito mais legal do que o fio preto preso a parede? Ele não acha. O macaquinho que faz barulhinho e tem uma luz que acende no nariz não é muito mais legal do que o fio preto preso a parede? Ele não acha... A nossa sorte é que os bebês se dispersam com facilidade. E, de repente, espiar embaixo da cama da mamãe torna-se muito divertido. Quem precisa de um fio preto preso a parede?

Será que o BB Pedro vai engatinhar logo? Acredito que sim. Ele já se apoia nas mãozinhas e nos joelhos e se arrisca, mas como este movimento ainda o deixa inseguro, ele acaba esticando as perninhas, até se sentir confiante e sair se arrastando pela casa em busca de novos descobertas.

Prepare-se a curiosidade do seu bebê estará muito mais aguçada. Ele vai surpreendê-la!


Nenhum comentário:

Postar um comentário