domingo, 6 de outubro de 2013

Falando "Bebes"

Com 1ano e 7 meses o BB Pedro já fala bastante, herdou a tagarelice da mãe. Mas ele não se expressa sempre de forma clara.

E como se ele fosse um brasileiro que viaja para a argentina e por falar português jura que vai arrasar no espanhol. Da pra entender bastante coisa, mas tenho certeza que os argentinos morrem de rir do portanhol. Aqui em casa nos divertimos bastante.

Palavras simples já são pronunciadas de forma clara ha meses: mamãe, papai, mama, neném, mão, pé, boca, caiu, sair, etc. Mas aparecem dentro de frases para as quais nem a paleologia estaria preparada e nestas horas somos salvos pela linguagem dos sinais assim, como no portanhol.

Vamos a uma parte do vocabulário ja decodificada:
Aiz - nariz
Oeia - orelha
Deti - dente
Beia - meia
Cacau - sapato (me pergunto diafiamente por que)
Pota - porta
Cadeia - cadeira
Oial - jornal
Coio - colo
Cao - carro
Bo - bola
Boinha - bolinha
Puia-puia - pula-pula
Pepel - papel
Apis - lapis
Guti - iogurte
Wowô - vovô
Pimo - primo
Cacaco - macaco
Pototo - cavalo
Fante - elefante
Usso - urso
Boboleta - borboleta
Papo - sapo
Baião - tubarão
Sauro - dinossauro
Auau - quase todos os animais de 4 patas, como por exemplo a girafa. 
Memo - nemo
Suie - Sulley
Wasky - Wazowski

Fofo, né!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Notívago

Por que o BB Pedro não quer mais dormir? Será que voltaremos no tempo, às noites mal dormidas dos recém-nascidos? Por favor, digam que não!

Recomenda-se que um bebê que tenha entre 18 e 24 meses durma cerca de 13h por dia, 11h a noite e 2h durante o dia. O BB Pedro está dormindo um total de 9h!

O BB Pedro pulou do berço no dia 26/10/13, por sorte estávamos viajando e o berço de viagem estava encostado no sofá cama. Quando ele passou o corpinho para o outro lado, ele não foi capaz de se segurar e desabou no sofá. Como o berço de viagem é mais profundo que o berço dele, assim que chegamos à SP corremos para comprar uma proteção lateral para o berço e removemos uma de suas grades. E foi assim que não conseguimos mais colocá-lo para dormir até às 22h. Nós o colocamos no berço e segundos depois ouvimos o chocalho do ursinho Pooh se aproximando acompanhado de alguns gritinhos e um sorriso maroto. Agora a figurinha fica para lá e para cá como se não houvesse amanhã. 

Ele está testando os limites da independência conquistada e da nossa paciência também! Ontem o relógio marcou 22h... 23h13... 23h38... 24h06 e a cena se repetiu continuamente: põe a criança no berço e lá vem o chocalhinho. Eu me sentia o próprio capitão gancho sendo perseguido pelo jacaré. Em algum momento após este horário mamãe, papai e BB Pedro desmaiaram juntos e assim, por algumas horas, ele dormiu na nossa cama. Acontece é que papai e mamãe precisam dormir mais cedo... E agora?

Hoje pela manhã o BB Pedro resmungava baixinho, quando me aproximei do berço/caminha me assustei ao ver que ele tinha 1 bracinho e metade da cabeça para o lado de fora. Ele se mexe muito a noite, e se ele cair pelo buraquinho? 

A transição do berço para a caminha ocorrer entre 1 ano e meio e 3 anos de idade. O BB Pedro tem 1 ano e 7 meses e talvez não esteja pronto para a caminha. Recomendaram-nos um retorno ao berço. Vamos avaliar esta possibilidade.