sábado, 23 de março de 2013

3 pra lá e 3 para cá, e não foram só 3!


O BB Pedro começou a andar!!! Eu estava no trabalho quando recebi o seguinte e-mail: "seu filho deu 3 passinhos do colo da vovó para o colo do papai". Morri!

Reunião para lá, reunião para cá, 30 itens na pauta do dia, 1001 coisas acontecendo e eu perdi o principal evento do dia. Morri mil vezes!

O BB Pedro está doentinho: otite + gripe + tosse o deixaram em casa esta semana. Minha mãe veio do Rio, às pressas, para ficar com ele. Esta vovó ponta firme aguentou por 3 dias seguidos 13 horas diárias de dedicação a um netinho de 1 ano que não para quieto nem quando está doentinho. E, não se dando por vencida, ainda o ensinou alguns exercícios e o estimulou a andar sozinho. E foi assim que na quarta-feira, dia 20 de março de 2013, o meu bebê caminhou sozinho. O meu marido passou em casa na hora do almoço e junto com a minha mãe acompanhou maravilhado os primeiros passinhos do BB Pedro.

Cheguei em casa à noite, apertei muito o pequeno e o fiz ir de lá pra cá umas 20 vezes, tentando com isto consolar o meu coração.

Os bebês começam a andar entre os 10 e os 15 meses de vida. E quando eles conquistam esta liberdade é difícil segurá-los. Nosso pequeno está ensaiando a atividade agora, as vésperas de fazer 13 meses. Um pouquinho tarde para um bebê cuja mãe andou aos 10 e o pai aos 11 meses. Mas ok, ele sempre foi assim, cauteloso e habilidoso, fazendo tudo no seu tempo.




E com os dentinhos a escovação!


Os dentinhos vão surgindo e com eles a necessidade de tratá-los. Dedal de borracha, gaze enrolada no dedo, escovinhas estranhas, escovinhas de treinamento, escovinhas normais, escova elétrica, seja qual for o aparato escolhido/comprado, comece a usá-lo assim que os primeiros dentinhos apontarem. Experimentamos todos eles, levamos dezenas de mordidas doidas e travamos inúmeras pequenas batalhas na tentativa de cuidar dos dentinhos de nosso pequeno.

A pasta de dentes deve ser especial para bebês (sem fluor) já que eles não sabem bochechar e cuspir e ela será engolida. Uma pequena quantidade é suficiente. O mais importante não é a pasta mas a escovação em si.

O BB Pedro adora uma escova de dentes. Na verdade, ele adora brincar com ela, já escovar os dentinhos é uma outra história. Meu marido, principal responsável por este JOB, prefere usar uma escova elétrica comum para a tarefa. O BB Pedro se distrai com ela e a coisa flui melhor.

Aqui em casa a prática de escovar os dentes está sendo introduzida deste cedo. Vamos torcer para que ela se torne um hábito.

Vejam alguns dos aparatos que nós testamos:

Kit Dedeira com Pasta de Dente Grins & Giggles Gerber



Kit Escovas de dente para treinamento Nuk

Escova de Dentes Treinamento Boys Azul Cabo Longo MAM
ESCOVA DENTAL ELÉTRICA PRÓ-SAUDE + CREME DENTAL ORAL-B